Depois que você começa a trabalhar com
publicidade, começa a se incomodar com as pessoas que acham que
publicitário é sinônimo de “marqueteiro” e vice-versa. Depois de
esclarecer o que é publicidade e propaganda, chegou a hora de definir o que é Marketing e o que torna essa área diferente do mercado publicitário.
O
profissional de marketing tem capacidade de criar estratégias com
objetivo de satisfazer os desejos e necessidades do consumidor. Envolve
da logística até a definição do preço para construir valores e tornar os
benefícios do produto mais claros ao público-alvo. Se o Marketing fosse
um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.
Para
ilustrar melhor, vamos considerar um cara que está se preparando para a
balada. O objetivo do rapaz é conquistar uma garota. Para isso, ele usa
de forma inconsciente algumas estratégias de Marketing (que muitos
chamam de “marketing pessoal”): roupas de marca, perfume caro, cabelo
com gel (opcional) e um carro. A cantada faz o papel da Publicidade: tem
que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (o cara) e
não espantar o público-alvo.
Para o produto ou
serviço ter sucesso no mercado é necessário que as duas áreas andem
juntas, já que se uma for ruim o desempenho da outra será afetado.
Talvez seja por isso que o seu amigo, vizinho ou parente acham que
“publicitário trabalha com marketing”. É como se estivéssemos diante de
dois gêmeos, mas depois de uma boa análise as diferenças são evidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário